Originalmente desenvolvido por Joseph H. Pilates, o método Pilates era chamado de Contrologia, ou seja, a arte de controle do corpo. A Contrologia, ou método Pilates como hoje é conhecido, tem diversos princípios como base para sua realização correta, tais como, respiração, fluidez do movimento, concentração, controle de centro e alinhamento. A técnica abrange exercícios que trabalham diversos atributos físicos simultaneamente tais como força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

O Pilates é recomendado para qualquer indivíduo em qualquer nível de atividade física sem restrição médica, como o próprio Joseph afirmou em uma das suas célebres frases: “Qualquer indivíduo em qualquer nível de condicionamento pode praticar Contrologia”. Isso se dá pela maleabilidade com que os exercícios podem ser executados e pela gama de possibilidades que os aparelhos proporcionam. Os aparelhos tradicionais são:

 CADILLAC

 REFORMER

chairCOMBO CHAIR

LADDER BARREL

O principal diferencial do Pilates nos aparelhos é a maior variedade de movimentos e também a personalização da aula que é realizada com apenas três alunos por instrutor. Sendo assim, o aluno tem uma maior atenção de seu instrutor durante toda a sua sessão

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

– Redução de dores musculares e articulares;

– Tratamento de lesões;

– Prevenção de lesões para atletas;

– Fortalecimento geral;

– Aumento da flexibilidade;

– Correção postural;

– Melhora no equilíbrio;

– Simetria corporal;

– Corpo mais delineado;

– Consciência corporal aumentada;