Nascimento:

  • Nascido na Alemanha em 1883, Joseph Hubertus Pilates teve uma saúde frágil. Autodidata, estudou Anatomia, Física, Biologia, Fisiologia, Medicina Tradicional chinesa e o movimento do corpo dos animais. Aos 32 anos, estudou boxe e trabalhou como instrutor de defesa pessoal da Scotland Yard e como artista de circo.

Presença na primeira Guerra Mundial:

  • Dois anos depois, com a Primeira Guerra Mundial, ele e os artistas com quem trabalhava foram mandados para um campo de concentração, por serem considerados inimigos estrangeiros. Foi nessa época que Pilates desenvolveu seus exercícios, nos quais se percebe claramente a influencia da yoga e das artes marciais. As camas e aparelhos especiais criados por ele também tiveram origem nesse período. Atuando como enfermeiro, Pilates atribuiu a sobrevivência dos soldados à epidemia de influenza, ocorrida em 1918, à execução dos exercícios por ele propostos, apesar de não haver, na época, evidencias científicas que comprovassem essa afirmação.

Expansão do método:

  • Em 1926, foi para Nova York, onde conheceu Clara, sua futura esposa. Juntos, abriram um estúdio para trabalhar com a técnica, o que atraiu a atenção de muitas pessoas. Com o passar do tempo, outros estúdios foram surgindo, criados por alunos ou estudiosos do método. Alguns apresentam adaptações, outros são fiéis à técnica original. Pilates escreveu os livros Sua saúde e O retorno à vida pela Contrologia, este último com a colaboração de Willian John Miller. Faleceu aos 87 anos de idade, como resultado da tentativa de salvar seus equipamentos em um incêndio ocorrido em 1967, [o contato com a fumaça resultou em severos problemas respiratórios que o levaram a óbito]. Clara continuou seu trabalho até falecer, dez anos depois.

Fonte: A obra completa de Joseph Pilates (Phorte editora)