Pilates para dor nas costas

Exercícios específicos de Pilates para dor nas costas!

Afaste as cadeiras, coloque a mesa mais para o canto e se prepare! Nessa postagem vamos aprender alguns movimentos básicos que podem trazer ótimos benefícios do Pilates para dor nas costas, você poderá fazer em casa naqueles dias de maior desconforto.

Dor nas costas: Uma realidade no mundo

Você sabia que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 80% da população MUNDIAL sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida? Além disso, NESSE EXATO MOMENTO, cerca de 50% das pessoas está com alguma dor nas costas. Confira aqui informações exclusivas sobre esse assunto.

Felizes são os que conhecem esse método, capaz de PREVENIR e TRATAR dores agudas e crônicas de maneira eficiente e rápida! Sim, o Pilates tem sido amplamente utilizado quando o assunto é dor nas costas.

Para lhe ajudar nesse aspecto, vamos apresentar 3 movimentos simples e muito eficazes para combater essas dores que podem nos incomodar em algum momento:

01: Mobilização de coluna (Pilates para dor nas costas)

 

Pilates para dor nas costas

Posição Inicial:

Sentado em uma cadeira, de preferência que deixe seu joelho próximo a 90 graus, mantenha sua coluna ereta, pernas afastadas e mãos sobre a bola.

Realização:

Expirando, inicie o movimento pela cabeça, flexione (arredonde) sua coluna gradativamente, deslizando a bola a frente, com as mãos até chegar à posição final. Inspire e retorne expirando de maneira prolongada durante todo o movimento (que deve ser executado de forma lenta), encaixando primeiro seu quadril, coluna lombar, torácica e por último sua cabeça.

Atenção:

– Manter o abdominal ativado é fundamental para a estabilização de sua coluna, por isso, busque aprender sobre essa técnica para que suas realizações sejam corretas.

– A concentração no corpo fará toda a diferença na hora dos resultados, portanto, durante seu exercício, mantenha o foco nos músculos e articulações que estão sendo utilizados.

02: Sentar e alcançar (Pilates para dor nas costas)

Execução

Pilates no Juvevê

Posição Inicial:

Sentado na bola, procure manter seu joelho próximo a 90 graus e as mãos sobre as coxas. Sua coluna deve estar ereta e as pernas ligeiramente afastadas.

Realização:

Expirando, inicie o movimento pela cabeça e flexione (arredonde) sua coluna gradativamente.

Enquanto flexiona a coluna, leve as mãos na direção dos pés e faça extensão nos joelhos.

Inspire parado e retorne à posição inicial, encaixando sua coluna a partir do quadril.

Dica: Busque levar a cabeça na direção dos joelhos na posição final. Perceba todo o alongamento na região posterior.

Atenção:

– Manter o abdominal ativado é fundamental para a estabilização da coluna, por isso, busque aprender sobre essa técnica para que suas realizações sejam corretas.

– A concentração no corpo fará toda a diferença na hora dos resultados, portanto, durante seu exercício, mantenha o foco nos músculos e articulações que estão sendo utilizados.

03: Glute Stretch (Pilates para dor nas costas)

*Um excelente movimento para prevenir e amenizar crises de nervo ciático!

Execução

Pilates no Juvevê

Posição Inicial:

Deitado, mantenha uma perna no meio da bola. A outra perna deve ficar cruzada por cima da perna de apoio, ligeiramente acima do joelho (formando um número 4 com as pernas).

Realização:

Expirando, puxe a bola com a perna de apoio, trazendo a perna de cima na sua direção. Será nítido o alongamento na região próxima ao glúteo no lado da perna que está por cima.

Atenção:

– Manter o abdominal ativado é fundamental para a estabilização de sua coluna, por isso, busque aprender sobre essa técnica para que suas realizações sejam corretas.

– A concentração no corpo fará toda a diferença na hora dos resultados, portanto, durante seu exercício, mantenha o foco nos músculos e articulações que estão sendo utilizados.

Lembre-se que em crises agudas é indispensável o acompanhamento de um profissional capacitado para lhe oferecer atendimento. Casos como hérnias de disco ou patologias mais graves exigem maior cuidado durante todo o procedimento!

Esses são alguns exemplos de exercícios simples que você poderá fazer em casa naqueles dias em que suas costas começam a incomodar! Tais movimentos trazem como resultado os benefícios do Pilates para dor nas costas. Vale lembrar que é fundamental o auxílio e instrução de um profissional capacitado para usufruir o melhor que o método Pilates pode oferecer!

Gostou? Então venha saber mais e se livrar de uma vez por todas dessas dores nas costas! Entre em contato com nossa unidade mais próxima!

Luiz Fernando Garbelotti
CREF-PR: 015303-G/PR
Coordenador e instrutor no Studio Viver Bem.

Polyana Gouvea
CREF-PR: 021541G/PR
Instrutora Studio Viver Bem

 

Fonte: Revista Pilates (http://goo.gl/SAob9X)