Pilates para dentistas serve como ferramenta de bem estar

Pilates para Dentistas

Pilates para dentistas: Uma opção de ferramenta preventiva

Para qualquer pessoa, em qualquer nível de atividade física, o Pilates se apresenta como uma excelente ferramenta promotora de bem-estar, saúde geral, fortalecimento do corpo, redução de dores e melhora na concentração. Porém, nesse artigo vamos ressaltar a importância especial do Pilates para dentistas, uma profissão que tem como característica um enorme número de queixas laborais relacionadas a: Dores nas costas, dores tensionais, dores na nuca, tendinites no manguito rotador, lesões no manguito rotador, hérnias de disco entre outras lesões comuns aos dentistas.

#1 BENEFÍCIO DO PILATES PARA DENTISTAS: MOBILIDADE ESCAPULAR

Pilates para dentistas no combate a dores laborais

Pilates para dentistas no combate a dores laborais

Não é preciso muito tempo para que comecem a aparecer sintomas de lesões, no entanto, a maioria dos dentistas procura alguma forma de tratamento quando o quadro já se encontra instalado. A escápula é uma estrutura óssea que serve como apoio para diversos músculos, seu movimento está intimamente ligado aos movimentos dos ombros. Através das tensões estáticas exigidas no dia-a-dia de trabalho dos dentistas, os músculos conectados a escápula ficam muito mais sujeitos ao acúmulo de tensões ou contraturas.

A pratica do Pilates para dentistas trás inúmeras possibilidades de dissociação escapular, ou seja, mobilizar e aliviar as tensões em torno da escápula que podem gerar desconfortos, dores e até mesmo lesões. Por meio de movimentos conscientes e com a ajuda de instrutores capacitados, é possível alcançar ótimos resultados de relaxamento e alívio de tensões. Clique aqui para conhecer melhor os benefícios do Pilates para dor nas costas.

 

#2 BENEFÍCIOS DO PILATES PARA DENTISTAS: ALONGAMENTO GERAL E ESPECÍFICO

Devido a má postura e a permanência por longos períodos em posturas ergonomicamente desfavoráveis ao alinhamento corporal, os dentistas tem a tendência de possuir encurtamentos musculares de forma geral.  No método Pilates, é possível o trabalho de alongamento do corpo todo, além daqueles específicos para as articulações que recebem maior carga como ombros e coluna por exemplo.

 

#3 BENEFÍCIOS DO PILATES PARA DENTISTAS: FORTALECIMENTO GERAL E ESPECÍFICO

A permanência excessiva em determinadas posições pode gerar tensão em algumas estruturas e enfraquecimento em outras. É fundamental para o bem estar de qualquer pessoa, a busca pelo equilíbrio muscular adequado. Trata-se da relação ideal entre alongamento x fortalecimento para a manutenção de uma boa postura e estabilidade postural no dia-a-dia. Tal fortalecimento é de importância especial na região abdominal profunda, que atua como estabilizador principal da coluna. No método Pilates tal região é ativada com frequência, permitindo dessa forma o seu fortalecimento.

 

Saiba onde fazer Pilates em Curitiba: CLIQUE AQUI

Saiba mais sobre o método Pilates clicando AQUI

Clique aqui e veja esse artigo da Revista Pilates sobre Pilates para dentistas