O Pilates melhora a ansiedade

Pilates melhora ansiedade! Saiba como isso acontece

Pilates melhora ansiedade: 3 coisas sobre o Pilates que podem lhe ajudar no controle da ansiedade.

Antes de abordar sobre aos motivos pelos quais o Pilates melhora ansiedade, vale a pena considerar alguns pontos importantes a respeito da ansiedade em si. A ansiedade é um quadro psicológico que se instala a partir da preocupação crônica com alguma tarefa, afazer, compromisso ou situação específica. Esse “quadro” pode ser amenizado quando a pessoa tem autoconsciência para reconhecer tal padrão de pensamentos e voluntariamente consegue “persuadir” sua mente a reduzir a permanência de tais pensamentos intrusos, ou pode ser mais intenso e até mesmo patológico, quando os pensamentos dominantes não conseguem ser redirecionados mas sim giram em torno de um mesmo problema, fazendo com que assuntos externos ao motivo da preocupação em si, venham a fazer parte do “problema.

Abaixo, uma descrição realizada por uma paciente com “distúrbio de ansiedade generalizada” que foi instruída a descrever sobre sua preocupação durante um minuto:

“Talvez eu não faça direito. Talvez saia tão artificial que não seja uma indicação do verdadeiro problema, e a gente precisa chegar ao verdadeiro problema… Pois se a gente não chegar ao verdadeiro problema, eu não vou ficar boa. E se não ficar boa, eu nunca vou ser feliz”

O dramático parágrafo acima mostra como a ansiedade pode tornar um simples pedido para se preocupar numa catástrofe para a vida toda! (Golemann, 2012) No entanto, a recomendação dos especialistas no assunto, é que a pessoa seja instruída a procurar atividades que possam “reduzir a frequência dos pensamentos”, diminuir a ativação ou induzir ao relaxamento e é justamente nessas ações práticas que o Pilates melhora a ansiedade!

 

#1° Motivo pelo qual o Pilates melhora ansiedade: Necessidade de concentração;

Concentração: Ferramenta do Pilates que melhora ansiedade

Concentração: Ferramenta do Pilates que melhora ansiedade

Um dos princípios fundamentais do método é justamente esse: CONCENTRAÇÃO. Todos os praticantes e entusiastas do método reconhecem que para realizar as sessões com qualidade é necessário estar presente. Essa necessidade de concentração impulsiona as pessoas a terem um momento para se concentrarem em si mesmas, no momento presente, nas execuções, respirações, contrações necessárias e até mesmo ao estímulo verbal do instrutor. O Pilates melhora a ansiedade visto que a necessidade de concentração no presente momento, e não nos motivos de preocupação, é algo constante.

#2° Motivo pelo qual o Pilates melhora ansiedade: Necessidade de respiração;

A respiração aprendida no Pilates melhora ansiedade

A respiração aprendida no Pilates melhora ansiedade

Além da concentração, outro princípio fundamental do método é a RESPIRAÇÃO. A respiração dentro do método Pilates acontece de maneira ampla, expandindo a caixa torácica e aproveitando cada espaço para a entrada e saída do ar dos pulmões. Além de otimizar a expulsão de CO² a respiração longa atua de modo a otimizar a oxigenação sanguínea e com isso cerebral. Tal fato deveria ser um motivador para estudantes, empresários e pessoas que precisam de produtividade e clareza de pensamentos. o Blog Auto Conexão cita o Pilates como um auxiliador para a respiração adequada, veja aqui.

 

#3° Motivo pelo qual o Pilates melhora ansiedade: Necessidade de fluidez;

Durante as aulas, o instrutor atenta constantemente para a fluidez dos movimentos. Os exercícios precisam fluir de maneira harmônica entre respiração e execução, essa fluidez de movimentos ajuda a pessoa a terminar as sessões com uma agradável sensação de relaxamento e bem-estar. Por não ser um método que trabalha com cargar máximas ou repetições exaustivas e sim foco na QUALIDADE das execuções, a pessoa poderá ter um momento especial de conexão com seu próprio corpo e mente.

Saiba mais sobre Pilates nos links abaixo:

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