emagrece

Pilates emagrece? Veja o que ninguém te falou sobre

Uma dúvida comum: PILATES EMAGRECE?

 

No nosso dia a dia como instrutores, nos deparamos frequentemente com essa pergunta: Pilates emagrece? E a resposta é NÃO! O Pilates não seria a melhor opção para quem procura o emagrecimento! Outras atividades são mais recomendadas para este objetivo, como as atividades aeróbicas por exemplo, que são exercícios cujo estímulo se caracteriza pelo fato de serem, em muitas vezes, contínuos e prolongados, realizados com movimentos mais rápidos, por exemplo, correr, nadar, pedalar, ou atividades com foco na maior intensidade como treinamento funcional ou treinos intervalados de alta intensidade (HIIT).

 “O emagrecimento consiste na redução da gordura corporal (ou % de gordura) e esse processo envolve questões metabólicas e bioquímicas que vão muito além do tão famoso “balanço calórico” (conceito de emagrecimento através de gastar mais calorias do que se ingere)” Luiz Fernando Garbelotti

 

Como o corpo funciona no Pilates?

Os movimentos do Pilates são lentos, controlados e precisos. Um movimento bem realizado de forma lenta, aumenta significantemente a harmonia e o controle do movimento. São ativadas mais unidades motoras e fibras musculares, aumentando o tempo de contração das mesmas e também a fixação da Actina e Miosina (proteínas que fazem a contração muscular).

Este fenômeno faz com que haja um melhor controle do movimento e maior proteção da articulação. O estímulo neural para a contração muscular também é mais direcionado e evita a fadiga. Por isso é preciso lembrar que no Pilates, a idéia não é trabalhar o músculo de forma rápida e sim realizar o movimento lento e com a conexão máxima do abdômen e assoalho pélvico, que é o nosso centro de força e controle. Quando o assunto é Pilates, fica a dica: “Mais vale algumas repetições lentas e bem controladas do que várias repetições rápidas feitas sem controle”. No Pilates, priorizamos a qualidade do movimento lento e não a quantidade e rapidez.

 

Pilates e emagrecimento na prática

No entanto, quando utilizado como única forma de tratamento para emagrecimento ele não é eficiente porque não gera uma grande perda de gordura por si só, devido a isso seria um equívoco afirmar que o Pilates emagrece de maneira direta, visto que através do fortalecimento muscular é possível melhorar o metabolismo e com isso oferecer auxilio no processo de emagrecimento (que por sinal envolve diversos fatores).  As aulas de Pilates duram aproximadamente 1 hora e pode-se perder de 200 a 400 calorias dependendo do repertório de exercícios realizados. Por isso quando o cliente busca o foco no emagrecimento, indicamos que além do Pilates, procure a orientação de um nutricionista para realizar uma dieta adequada e também alguma atividade mais específica, como o treinamento funcional, musculação, corrida, circuitos, que são algumas das opções de atividades que trarão um resultado eficaz para o emagrecimento.

 

FATO: O Pilates emagrece a SILHUETA

Além de benefícios como tonificação muscular, ganho de flexibilidade, equilíbrio, percepção corporal, aumento da mobilidade da coluna e alívio de dores, o praticante de Pilates tem a sensação de que o Pilates emagrece por uma combinação de pelo menos três fatores importantes:

– Manutenção Postural;

Fortalecimento abdominal em geral;

– Maior ativação de Transverso Abdominal;

Esses três fatores combinados podem fazer uma mudança notória aos olhares mais despercebidos, visto que a tendência de “jogar a barriga para frente” é quebrada e também se passam a desenvolver hábitos como “crescer a coluna” durante o dia-a-dia. A imagem abaixo representa muito bem a melhora da silhueta através da postura:

Pilates emagrece

Melhora da silhueta através da postura

 

 

 

Conclusão

Apesar de não ser a atividade mais recomendada para a perda de peso e ser precipitado afirmar que o Pilates Emagrece, todos os que praticam o Pilates em um local com instrutores capacitados poderão ter diversos benefícios para a saúde e inclusive para a estética corporal. Aprendemos que é possível ter um corpo mais alinhado, com melhor aparência e curvas através desse método tão inteligente e procurado nos dias de hoje!

 

 

Artigo escrito por
Juliana Sizanoskis
Instrutora e Coordenadora do Studio Viver Bem

Quer melhorar sua silhueta corporal além de aproveitar todos os outros benefícios do Pilates? Agende uma aula experimental e venha VIVER BEM!