Pilates em Curitiba – Onde praticar?

Pilates em Curitiba: Como escolher um local adequado?

Pilates em Curitiba

Assim como em qualquer ramo ou serviço, no mercado do Pilates a pesquisa é fundamental para que possamos escolher qual a melhor opção em termos de: comodidade, atendimento, qualificação dos profissionais e diferenciais oferecidos. Praticar Pilates em Curitiba não é tarefa muito difícil, isto se dá pelo fato de hoje existirem diversos espaços voltados para essa atividade. Tal variedade envolve desde o formato pelo qual o método é oferecido até o estilo do ambiente e estrutura em que as aulas serão ministradas, permitindo assim, a prática do método por um publico muito abrangente.

 Pilates em Curitiba: Aparelhos ou Mat Pilates (Pilates de Solo)

  • Pilates em Aparelhos

Pilates em Curitiba

Quando se fala em Pilates de Aparelhos, se diz respeito a aplicação do método Pilates em equipamentos desenvolvidos especificamente para o método. São aparelhos que oferecem uma grande variedade de possibilidades e desafios aos alunos, fato que possibilita o atendimento de clientes com os mais variados objetivos. Conheça alguns dos aparelhos de Pilates clicando aqui. A abordagem do Pilates em Aparelhos acontece geralmente em ‘studios’, espaços focados no atendimento personalizado, visto que para se manter a qualidade no atendimento, as aulas de Pilates em aparelhos devem ter no máximo 3 alunos por professor. Pela abordagem mais personalizada, o preço das aulas tende a ser maior em relação ao Pilates Solo. A melhor forma de conhecer o método e se o local é adequado para a prática é agendando uma aula experimental gratuita, conheça alguns studios com qualidade VIVER BEM de atendimento. 

 

  • Mat Pilates (Pilates Solo)

O Pilates de Solo, tem como característica principal o uso do próprio corpo na execução dos exercícios. Além do próprio corpo, são diversos os acessórios que podem ser utilizados durante as aulas, a fim de oferecer mais desafios e possibilidade aos alunos. Aplicado de modo muito comum nas academias, o Pilates de Solo, se caracteriza como a base do Pilates. Foi através do Pilates de Solo que Joseph H. Pilates começou a difundir o método através de seus 33 exercícios originais. Em academias a quantidade de alunos pode chegar a 30 ou mais participantes, no Studio Viver Bem, as turmas de Pilates Solo acontecem com no máximo 6 alunos, o que permite a preservação da abordagem personalizada do método. Pelo fato do maior número de participantes, praticar Pilates de Solo tende a ser mais barato em relação aos aparelhos.

Pilates Solo - Turma de Joseph Pilates

Pilates Solo – Turma de Joseph Pilates

 

O Profissional capacitado faz toda a diferença

 

Um profissional bem capacitado, apto para aplicar o método de maneira eficaz e segura, fará toda a diferença na hora de colher seus resultados. A grande disseminação do Pilates, também se deve a escolas que oferecem cursos com carga horária insuficiente e com isso colocam no mercado profissionais sem uma formação adequada para oferecer todos os benefícios que o Pilates poderá oferecer.  É fundamental a realização de uma avaliação física antes do início das práticas, isso tornará possível o comparativo para que se possa ajustar a linha de trabalho de acordo com sua resposta corporal.

  • Como identificar um bom profissional;

Existem algumas maneiras de se identificar um bom profissional, dentre elas estão:

– Apresentação dos princípios do método de maneira clara e objetiva: CONTROLE, FLUIDEZ, CENTRO, RESPIRAÇÃO, PRECISÃO, CONCENTRAÇÃO. Não apenas a explicação mas PRINCIPALMENTE a observação desses princípios durante as sessões.

– Atenção para os detalhes dos exercícios: A atenção a detalhes como alinhamento corporal, respiração, execução do exercício e posicionamento das articulações são tarefas do cotidiano de um bom profissional.

– Noções de biomecânica e Cinesiologia: A fim de corrigir de maneira adequada os alunos, é necessário conhecer o corpo humano, suas alavancas, origens e inserções musculares assim como as adaptações necessárias em cada exercício para uma execução bem realizada.

 

Você quer praticar Pilates em Curitiba? Escolha a unidade mais próxima e venha fazer uma aula experimental gratuita!